


O Arena das Artes é um espaço cultural independente fundado em 2017, dedicado à formação artística gratuita para crianças, adolescentes e, a partir de 2026, também para a terceira idade, com oficinas de teatro e desenho.
Além da formação continuada, o espaço realiza apresentações artísticas, exposições, encontros culturais e recebe artistas locais ou em circulação pela cidade.
Somos uma instituição sem fins lucrativos, reconhecida oficialmente como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura.
Nosso compromisso com a acessibilidade é permanente: todas as atividades incluem recursos acessíveis e contamos com profissionais PCD na equipe, tornando o Arena referência em acessibilidade cultural em Maringá.
O Arena em Cena é o principal projeto do espaço, e acontece desde o primeiro ano de atividades.
Já ofereceu cursos gratuitos de teatro, desenho, dança e literatura, atendendo quase 500 crianças e jovens ao longo dos anos.
Em 2025, o projeto foi realizado por meio de edital municipal, ampliando o número de turmas e garantindo uma Mostra Artística de Encerramento com apresentações de várias linguagens.
O Arena em Cena é reconhecido como um projeto de formação continuada, que desenvolve criatividade, autoestima, repertório cultural e habilidades socioemocionais nos participantes.
Objetivos gerais:
Proporcionar acesso gratuito a cursos de arte para crianças, adolescentes e jovens.
Ampliar os horizontes culturais e artísticos dos participantes.
Estimular o desenvolvimento de canais de expressão de ideias e emoções por meio da arte.
Contribuir para a ocupação saudável do tempo livre, afastando os participantes de situações de risco social.
Realizar apresentações gratuitas de espetáculos teatrais e exposições de arte produzidos ao longo do projeto.
Promover o acesso à cultura, ao lazer e ao entretenimento de forma inclusiva e democrática.
Objetivos Específicos:
-
Oferecer curso gratuito de teatro para crianças, adolescentes e jovens de Maringá, com 70 vagas distribuídas em 3 turmas, priorizando participantes da rede pública de ensino. Público-alvo: de 9 a 25 anos.
-
Oferecer curso gratuito de desenho infantil com 25 vagas, destinadas a crianças de 9 a 13 anos, preferencialmente estudantes da rede pública de ensino.
-
Oferecer curso gratuito de desenho para adultos acima dos 50 anos com 25vagas.
-
Realizar uma Mostra Cultural como encerramento das atividades, com apresentações teatrais e exposição dos trabalhos desenvolvidos, estimando um público de até 1.200 pessoas.



Ficou com vontade de participar?
Fique atento as datas de inscrição. Nosso curso é anual e vai de março a novembro.
